LEGENDA

Cancun... maravilhoso!

NY em 4 dias - Dia 2

Data da viagem: 24 de Junho de 2011, Sexta

No que diz respeito a aproveitar uma grande cidade em pouco tempo, sou adepta incondicional do ônibus Hop on Hop off, que valeu um post. Trata-se daquele ônibus turístico que faz um tour pela cidade e você pode ir parando onde quiser e voltar no ponto que quiser também. Havíamos decidido que esse seria nosso principal meio de transporte durante a viagem. Existem algumas empresas que prestam este serviço em Nova York, eu acabei optando pela Gray Line, porque eles tinham um preço melhor para o passeio de 3 dias. Além disso, pude perceber que a empresa tem uma quantidade maior de ônibus circulando, o que é muito importante pra logística da sua viagem. Comprei os ingressos pelo site, que te dá um desconto de 5 dólares na compra on-line.

Bem, acordamos cedo na medida do possível, fomos ao Centro de Visitantes da Gray Line (8a. Avenida no. 777, entre a 47th e 48th Streets) pra trocar nossos vouchers pelo ticket do ônibus (não adianta ir direto pro ônibus com o voucher que a gente imprime quando compra pela internet, tá?). Aí é só atravessar a rua e você já está no ponto de partida da linha verde do ônibus, que é chamada Downtown Loop e faz a parte sul da ilha de Manhattan, por onde decidimos começar nosso passeio.

A primeira parada foi no Empire State Building, mais clássico impossível. Bem, aí vai uma dica importante sobre o Empire State Building: todo mundo quer subir até o topo dele pra ter aquela vista maravilhosa de Nova York... Acredito que deva ser mesmo incrível, mas o que dizem é que as filas são absurdas, e que vale mais a pena ir ao Top of the Rock, topo do Rockefeller Center, pois de lá você consegue ver o próprio Empire State Building, que é lindo, e também vê o Central Park bem de pertinho. Eu fiz isso, achei que foi perfeito!!! Se você tiver mais tempo na cidade, vá aos dois e me conte o que achou!!

Bem, paramos no Empire State já sem a intenção de subir. De qualquer forma você pode entrar e conhecer o lobby, que tem um painel bem bonito e uma maquete do prédio, rende boas fotos! O famoso arranha-céu fica  no número 350 da Quinta Avenida, entre a 33rd e a 34th Streets e funciona diariamente das 08h às 02h. O ingresso para o observatório custa 24 dólares e a visita ao lobby é gratuita.


Lobby do Empire State Building
(Esta foto eu tirei de um banco de imagens cujo link segue aqui)

De lá pegamos o ônibus e descemos na próxima parada: Flatiron Building, o prédio em formato triangular que lembra um ferro de passar (por isso o nome Flatiron Building...). Ele está localizado entre a Quinta Avenida, a Broadway e a 23rd Street. Logo em frente ao prédio você avistará o Madison Square Park, bem agradável e com uma curiosa escultura de uma cabeça gigante no meio do gramado. Demos uma paradinha rápida por ali.


Flatiron Building

Lindo chafariz no Madison Square Park

Escultura no Madison Square Park

De volta ao ônibus a parada seguinte foi no Washington Square Park, uma linda praça/ parque que fica no início da Quinta Avenida e tem uma charmosa miniatura do Arco do Triunfo. Ao redor do parque fica a NYU, a universidade de Nova York, no coração do bairro Greenwich Village. Do ônibus você vê o parque de longe, de modo que vale a pena descer e curtir o clima local.


Washington Square Park e seu mini Arco do Triunfo
(Encontrei esta foto neste blog)



Resolvemos a partir daí fazer uma caminhada pelos bairros de Greenwich Village, Soho, Little Italy e Chinatown. Este é um passeio que, sem muitas paradas, você faz em umas duas horas. Segue abaixo o roteiro detalhado caso queira conhecer essa parte menos turística da cidade, mas cheia de personalidade, com lojas, cafés e restaurantes deliciosos! Muitos créditos ao blog do Ricardo Freire, de onde tirei boa parte do roteiro, com algumas adaptações.

GREENWICH VILLAGE
Começando pelo Washington Square Park, dê uma volta pelos quarteirões ao sul da praça (do lado oposto o do arco do triunfo) e siga pela rua Thompson para atravessar a Houston e chegar ao Soho.

SOHO
Soho é a abreviatura de “south of Houston” — ou seja, o sul da rua Houston que você acabou de atravessar. O Soho é um lugar interessante para passear e ver vitrines, cheio de lojas de rede e restaurantes comportados. Use a Prince como eixo principal e bata em revista as transversais e paralelas.


NOLITA
Cruze a Broadway (que neste trecho está cheia de lojas de marca a preços parecidos com os dos outlets) e em poucas quadras você chega a Nolita (”North of Little Italy”). Nas ruas Mott e Elizabeth você vai encontrar lojinhas, restaurantes e barzinhos bastante interessantes.

LITTLE ITALY
Little Italy fica entre a Kenmare Street e a Canal Street e da Lafayette Street à Bowery Street. O bairro ainda mantém tradições como os cafés que vendem cannoli (sobremesa siciliana) e espresso (café italiano). Seu coração é a Mulberry Street, famosa pelos restaurantes italianos típicos. Passeie por Little Italy, percorrendo ruas como a Mott e a Spring.

Little Italy

CHINATOWN
Seguindo mais algumas quadras na Mott Street chega-se na Canal Street, principal rua de Chinatown com inúmeras lojinhas estreitas que vendem de tudo! Estando na Canal St. vire à direita e siga em direção à Broadway. Chegando lá, vire à esquerda e logo avistará o ponto de ônibus da Gray Line. Depois de tanta caminhada, você merece finalmente sentar um pouquinho, rs.


Canal Street, a principal rua de Chinatown

Já no ônibus, a próxima parada foi no South Street Seaport, o famoso Píer 17, que fica na 19 Fulton Street. Lá você encontra diversas lojas e restaurantes, além do guichê da TKTS (pra comprar ingressos com desconto pros musicais da Broadway - dizem que este tem bem menos fila que o da Times Square...). Ir ao Píer 17 é um passeio gostoso, com uma atmosfera agradável (basicamente no verão, pois lá bate um certo ventinho... ), de onde se pode desfrutar de uma bela vista das pontes do Brooklyn e de Manhattan.

Pier 17

Manhattan Bridge

Brooklyn Bridge

Continuando o trajeto da linha verde, descemos na parada do Rockefeller Center e fomos caminhando até o MoMA, o Museu de Arte Moderna que fica na 11 West 53rd. Street, entre a 5a. e 6a. Avenidas. O horário de funcionamento varia de acordo com o dia da semana (confira com detalhes no site do MOMA). Às sextas feiras a entrada é grátis das 16h as 20:30h. Infelizmente minhas impressões do Moma não foram muito boas, me perdoem os amantes da arte moderna...


Free Tickets - Moma

Dali pegamos um taxi (porque ninguém é de ferro, hehe) até o Teatro Majestic, na 245 West 44th Street, para assistir o tão famoso e esperado musical Fantasma da Ópera. O espetáculo é lindo, de emocionar! Não deixe de assistí-lo, principalmente se for seu primeiro musical! E como a história é conhecida, dá pra entender mesmo que o inglês não esteja lá essas coisas, rs. Compramos o ingresso com desconto, por USD 81,50 (quem usa o serviço do ônibus turístico da Gray Line ganha desconto pros musicais Fantasma da Ópera e Chicago, é só trocar o voucher na porta do teatro...).




Saimos do espetáculo encantados! Depois de um dia tão cheio, só mesmo um merecido descanso...

Quer ler mais sobre NY?

Nenhum comentário:

Postar um comentário