LEGENDA

Cancun... maravilhoso!

Porto em 2 dias - Dia 2

Data da viagem: 25 de Agosto de 2010, Quarta

Começamos o dia voltando à Praça da Liberdade, nossa preferida em Porto. Dali fomos nos embrenhando nas ruelas rumo à Ribeira e parando em várias lojinhas para comprar souvenirs, hehe.

Praça da Liberdade
(Foto: http://edbl.drapc.min-agricultura.pt/images/fotos/praca_liberdade.jpg)

Chegando na bela Ribeira, fizemos o passeio de barco pelo rio Douro.  Existem diversos tipos de passeio, que você pode consultar no site cujo link segue acima. Optamos pelo Cruzeiro das 6 pontes, que custa 10 euros e tem duração de 50 minutos. Os barcos saem a cada meia hora e funcionam diariamente das 10h às 18:30h. O passeio é muito lindo, o dia estava incrível, tiramos váááárias fotos!

Depois atravessamos a charmosa e imponente ponte que liga Porto a Gaia, a ponte Dom Luis I, projetada em 1886 pelo escritório de Gustave Eiffel (sim, o da torre Eiffel!).

Ponte Dom Luis I
(Foto deste blog)

Na outra margem do rio, na Vila Nova de Gaia, fizemos o tradicional tour à uma cave de vinho. Há inúmeras opções de caves, uma do lado da outra, e só escolher e entrar! Todas elas oferecem visitas guiadas, em algumas o passeio é gratuito e em outras você paga alguns poucos euros (não lembro quanto pagamos...).

Optamos pela Cave Porto Calém, que funciona diariamente das 10h às 19h de maio a outubro e nos demais meses fecha uma hora mais cedo. Durante a visita você conhece um pouco do processo de fabricação do vinho do porto e, é claro, finaliza com uma bela degustação de vinhos, com parada obrigatória na "lojinha" deles, onde é impossível sair sem pelo menos uma garrafa...

É aqui onde acontece a degustação dos vinhos
(Foto: http://www.viva-agenda.com/local/654/Caves+da+Porto+C%C3%A1lem)

Ali, bem em frente, na beira do rio, curtimos aquele sol maravilhoso batendo na pele, deitamos na grama apreciando a beleza e graça de Porto. Foi uma tarde pra lá de agradável! Pra completar escolhemos um dos vários barezinhos com mesas ao ar livre (chamados de esplanadas) e degustamos o autêntico bolinho de bacalhau português! Comemos vááários!!! (E olha que eu nem como bacalhau...) Foi muito gostoso dali mesmo apreciar um belíssimo pôr do sol!

Entardecer romântico em Vila Nova de Gaia
(Foto: Luis Rocha)

Voltamos caminhando pela ponte, ainda mais linda toda iluminada à noite!

Vista noturna da Ponte Dom Luis I

E assim fechamos nossa visita a este lugar aconchegante e agradável, com um povo simpático e acolhedor! Recomendo enfaticamente uma passadinha em Porto quando você estiver em Portugal!

Quer ler mais sobre esta viagem?

1. Gi!! Antes de postar meu comentário quero lhe parabenizar pelo blog!! Adorei!!

Bom, dessa última vez que estive no Porto foi a vez que mais consegui dar umas voltas... e fiquei apaixonada pela região da Ribeira e por Vila Nova de Gaia... o passeio pelo Douro, a visita às Caves... e nesta pude assistir um show de fado maravilhoso, que me levou às lágrimas com a lembrança dos domingos em família... a cultura, a culinária, as paisagens.. tudo me fascina!!

Futuramente quero ler um post seu sobre o Algarve!! Bjs!

2. Muito obrigada, Dani! Portugal é mesmo lindíssimo e minha maior frustração foi não ter conhecido Algarve! Espero voltar um dia para nos reencontrarmos! Bjocas!