LEGENDA

Cancun... maravilhoso!

Lisboa em 3 dias - Dia 1

Data da viagem: 17 de Agosto de 2010, Terça

Pegamos um comboio (trem) de Porto para Lisboa. O comboio é bastante confortável e a viagem dura três horas e meia. Você pode consultar os preços e maiores detalhes aqui.

Chegando na estação de comboios em Lisboa pegamos um taxi até o hotel, o Ibis Liberdade. Recomendo fortemente este hotel, padrão Ibis, confortável e sem grandes surpresas, você já sabe o que esperar. A localização é boa, pertinho da Av. Liberdade, no centro de Lisboa.

Já instaladas, fomos caminhando até o metrô rumo ao centrão (segue o site do metrô de Lisboa aqui). Chegando à Praça da Figueira, decidimos pegar o ônibus Hop on Hop off, uma vez que que não teríamos muito tempo na cidade (3 dias) e queríamos ter uma visão geral de tudo. Contratamos o serviço da empresa Carristur, responsável pelo sistema de transporte de Lisboa. O interessante é que ao comprar o bilhete você tem direito à descontos em diversas atrações da cidade e ainda anda de graça nos demais transportes públicos, bastante conveniente! Compramos o ticket válido por 48h, que inclui 3 diferentes rotas por toda Lisboa (informações atuais e detalhadas você encontra neste site). Como já estava no meio da tarde e estávamos cansadas, resolvemos fazer um reconhecimento do local lá de cima do bus (é bom que já dá pra ir pegando um solzinho, hehe). Ficamos encantadas com a beleza de Lisboa! É tudo diferente, limpo, imponente...

E por falar em imponente, decidimos finalmente descer do ônibus quando nos deparamos com o majestoso Mosteiro dos Jerônimos, que começou a ser construído em 1501 e é uma das Sete Maravilhas de Portugal. Ele fica em Belém, na bela praça do Império, onde há um jardim enorme, limpo, bem cuidado, repleto de chafarizes e estátuas. O mosteiro funciona das 10h às 17:30h de outubro a abril e fecha uma hora mais tarde de maio a setembro (lembrando que a última entrada permitida é meia hora antes do horário de fechamento).

Mosteiro dos Jerônimos

Praça do Império e Mosteiro dos Jerônimos ao fundo

Praça do Império

Muitas fotos depois, entramos na igreja do mosteiro e ficamos mais uma vez encantadas! A arquitetura é completamente diferente do que estávamos acostumadas a ver. Infelizmente quando descobrimos que também era possível visitar o claustro (a visita custava EUR 7), já estava fechado. Uma pena, pois pelas fotos que vi, o local é belíssimo! Dividam comigo registros e impressões de quando estiverem por lá...

Interior da igreja do Mosteiro dos Jerônimos

Logo ali bem perto está a famosa lojinha dos pastéis de Belém, super tradicional, funcionando desde 1837. É um verdadeiro ponto turístico, com direito a acompanhar o movimento da cozinha através de uma parede de vidro. A fila pra entrar é enorme! Por dentro ela é toda original, repleta de azulejos portugueses. Ah, e os pastéis são de fato uma delícia, servidos quentinhos! Minha irmã também provou o bolinho de bacalhau e aprovou!

Ainda na Praça do Império, demos uma passadinha no Centro Cultural de Belém, um dos maiores centros culturais da Europa.

Centro Cultural de Belém

Seguimos para o suntuoso Padrão dos Descobrimentos, que simboliza uma caravela acompanhada por navegadores portugueses e fica à beira do Rio Tejo. É enorme, tem 50 metros de altura! É possível subir até o topo, mas já estava fechado quando chegamos... O horário para visitação é das 10h às 19h de maio a setembro e das 10h às 18h de outubro a abril. A entrada custa 2,50 euros. A vista lá em cima deve ser incrível, não? (No site há informações diversas, inclusive de como chegar ao local, ok? O link segue lá em cima).

O famoso Padrão dos Descobrimentos

Nos permitimos então dar uma paradinha, sentar à margem do rio, contemplar o monumento e a maravilhosa paisagem. Foi delicioso e rendeu mais várias fotos! Depois disso, pegamos nosso ônibus e voltamos à bela Praça do Rossio, com o Teatro Nacional D. Maria II ao norte, a estátua de D. Pedro IV no centro, além de um chafariz deslumbrante.

Praça do Rossio com o Teatro Nacional D. Maria II ao fundo

Estátua D. Pedro IV

Chafariz da Praça do Rossio

Fomos caminhando pelas ruas do centro, passamos pelo Elevador de Santa Justa, todo iluminado já ao cair da tarde, continuando na direção da famosa rua Augusta, de onde contemplamos seu célebre Arco Triunfal. Passando por ele, chegamos na Praça do Comércio, uma das maiores da Europa, junto ao Tejo. A praça tem um charme especial à noite, pela iluminação que realça os monumentos e é muito comum na Europa. Destaque para a estátua de D. José I.

Elevador de Santa Justa

Arco Triunfal visto a partir da Praça do Comércio

Estátua D. José I

Depois de algumas fotos à beira do rio, jantamos numa esplanada na rua Augusta (esplanadas são mesas ao ar livre, muito comuns no verão). Pegamos o metrô até o hotel e, exaustas, fomos dormir.

Quer ler mais sobre esta viagem?