LEGENDA

Cancun... maravilhoso!

Lisboa em 3 dias - Dia 2

Data da viagem: 18 de Agosto de 2010, Quarta

Pegamos o metrô pro centro e fomos ao Elevador de Santa Justa, que fica na praça do Carmo ligando a zona baixa da cidade ao bairro alto. Mais que um meio de transporte, o elevador transformou-se em atrativo turístico. Inaugurado em 1902, é uma construção muito elegante, com 45 metros de altura e estrutura toda em ferro fundido.  O horário de funcionamento é das 07h às 23h, fechando uma hora antes no inverno. O bilhete que dá direito a 2 viagens custa 5 euros. Para maiores informações, consulte este site.


Elevador de Santa Justa
(Foto emprestada daqui)

Lá de cima, no mirador de Santa Justa, tem-se uma bela vista de Lisboa (váááárias fotos), além de um café charmozinho que tocava excelente música brasileira quando chegamos. Já na saída avistam-se as ruínas do Convento do Carmo, destruído no terremoto de 1755, e seu museu arqueológico (acabamos não entrando...). O horário de visitação é das 10h às 19h, de segunda a sábado, fechando uma hora mais cedo nos meses de outubro a maio.

Ruínas do Convento do Carmo
(Fonte da foto: clique aqui)


Continuamos nosso passeio a pé pelas ruas do bairro Chiado, com paradas obrigatórias como a Praça Luiz de Camões e a estátua homônima e o café "A Brasileira" com sua famosa estátua de Fernando Pessoa. Tudo devidamente registrado! O café "A Brasileira" fica na rua Garrett, 120, e seu horário de funcionamento é das 08h às 02h da manhã.

Praça Luis de Camões


Estátua Luis de Camões


Interior do Café "A Brasileira"


Estátua de Fernando Pessoa
(Foto: http://www.ezimut.com/pois/cafe-a-brasileira/attachment/digital-stillcamera)


De lá pegamos o elétrico 28, clássico bondinho lisboeta, amarelo por fora e com o interior todo de madeira. Para maiores informações sobre percursos, horários e tarifas, clique aqui.


Elétrico 28


Seguimos rumo ao bairro Alfama, descemos e fomos ao Miradouro de Santa Luzia, com sua ampla vista sobre a Alfama e o rio Tejo.

Miradouro de Santa Luzia


Depois de babar naquele visual, caminhamos até o famoso Castelo de S. Jorge. Amamos! De fato é tudo que tínhamos lido e ouvido falar! Simplesmente a melhor vista de Lisboa com um jardim delicioso! Ele fica na colina mais alta da capital e hoje só existem as ruínas de uma fortaleza fundada no séc.X e depois transformada em residência oficial dos reis portugueses. Lá nos permitimos uns momentos de relax e contemplação e muitos flashes, claro! O Castelo de São Jorge funciona das 09h às 18h de novembro a fevereiro e das 09h às 21h de março a outubro. A entrada custa 7 euros.





Visual a partir do Castelo de São Jorge
 
Fomos descendo a rua de pedras até chegar na Sé, erguida no século XII e reconstruída após diversos terremotos. Aberta de terça a sábado das 09h às 19h e nos demais dias das 09h às 17h, com entrada gratuita.

Sé Catedral

Depois voltamos (de novo no elétrico 28) pro centrão onde pegamos nosso super ônibus turístico. A próxima parada foi no Parque das Nações, onde velhos armazéns à beira-rio deram lugar a um bairro moderno, limpo, chique! Adoramos! É também no Parque das Nações, na Doca dos Olivais, que fica o famoso Oceanário de Lisboa. Seu horário de funcionamento é das 10h às 20h no verão e das 10h às 19h no inverno (lembrando que a última entrada ocorre uma hora antes do horário de encerramento, ok?). A entrada custa 12 euros, mas aconselho acessar o site para informações mais atuais e detalhadas.


Oceanário de Lisboa

Bem, quando chegamos na porta do Oceanário ele já estava quase fechando, então, após uma breve análise custo-benefício, resolvemos só tirar umas fotos do lado de fora e seguir o passeio (juramos que não contaríamos que só fomos na porta, mas...). Ainda bem que o bairro é lindo, curtimos um jardim delicioso, solzinho gostoso, passeio de teleférico, fotos e mais fotos, marina luxuosa, capuccino... enfim, tudo de bom! O passeio de teleférico custa 3,95 euros (percurso só de ida) e 6,05 euros (ida e volta). O horário de funcionamento é das 11h às 19h de segunda a sexta e das 10h às 20h nos finais de semana. Maiores informações sobre tudo o que você pode fazer no Parque das Nações encontram-se neste site.


Teleférico do Parque das Nações

Vista a partir da Marina do Parque das Nações



Saímos de lá quase às 9 da noite e, como os dias são muito longos no verão europeu, ainda estava claro! Pegamos nosso bus novamente e fomos até Campo Pequeno, a Praça dos Touros. Reaberta em 2006, é um dos locais mais badalados de Lisboa, além de ser linda, toda em tijolos vermelho escuro.


Campo Pequeno


De lá resolvemos voltar pra Belém, pois ficou faltando a clássica foto em frente à Torre de Belém, patrimônio mundial da Unesco e uma das sete maravilhas de Portugal! A Torre fica na Praça do Império e pode ser visitada das 10h às 17h de outubro a abril e das 10h às 18h de maio a setembro. Lembrando que segunda feira não abre, ok? Chegamos lá já eram quase onze da noite, estávamos exaustas, famintas... Haja disposição! Mas ainda assim, valeu a pena!


A exuberante Torre de Belém
(Foto linda deste blog)

Fomos passeando à beira do rio Tejo, onde há alguns restaurantes bem legais. Acabamos escolhendo o Nosolo Italia, especializado em pizzas e sorvetes, tudo o que a gente ama!! Na realidade estávamos em busca de uma comidinha, mas a essa altura a pizza desceu redonda! E a sobremesa então... nem se fala! Além disso, o restaurante é lindo, todo envidraçado, de frente para o Padrão dos Descobrimentos, pertinho do Mosteiro dos Jerônimos. E o mais legal foi conhecer a gerente Kelly, uma brasileira suuuper simpática que nos atendeu muito bem! Foi uma noite bastante agradável!

Em seguida, taxi para o hotel. Mortas de cansaço, dormimos o sono dos justos, hehe.

Quer ler mais sobre esta viagem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário