Data da viagem: 24 de Agosto de 2010, Terça
Acordamos cedo, tomamos café no hotel e pegamos o metrô para o centro de Madri. Saímos na estação Ópera e caminhamos até a monumental Plaza de Oriente, que abriga diversos jardins e tem como destaque a estátua equestre de Felipe IV e o Palácio Real de Madri ao fundo.
Plaza de Oriente (http://www.madridinspain.com/2004/10/plaza-de-oriente-madrid/) |
Mais uma da bela Plaza de Oriente (http://designparaserfeliz.blogspot.com/2009/05/plaza-del-oriente-madrid.html) |
Seguimos para o luxuoso Palácio Real (ou Palácio Imperial), finalizado em 1755 aos moldes do Palácio de Versailles, na França. O palácio de fato impressiona com seus quase 3 mil aposentos, não deixe de visitá-lo! Uma pena que lá dentro não se pode tirar fotos... O Palácio Real abre diariamente das 10h às 18h de outubro a março e de abril a setembro fecha mais tarde, às 20h. Da última vez que entrei no site o valor da entrada era 10 euros.
Palácio Real de Madri (http://guiasobremadrid.com/2009/09/13/el-palacio-real-de-madrid/) |
Logo atrás do palácio está a Catedral de Nuestra Senora de la Almudena, erguida em homenagem à santa padroeira da cidade. A entrada para a igreja é gratuita e ela fica aberta diariamente das 09h às 20:30h (com horários diferenciados nos meses de julho e agosto, confira aqui). Por fora a catedral não impressiona tanto, mas o tour por seu interior é um espetáculo. Muitos mosaicos coloridos e um terraço que rende belas fotos! A visita guiada até o museu da igreja, a sala capitular e a sacristia, com direito à subida até a cúpula da catedral custa 6 euros (recomendo!). Mas este tour só funciona de segunda à sábado das 10h às 14:30h, ok? Mais informações aqui.
Catedral de la Almudena |
Interior da Catedral de la Almudena |
Pegamos então a linha vermelha do ônibus Madrid Vision e descemos na Praça del Imperador Carlos V, com sua linda fonte de la Alcachofa.
Praça del Imperador Carlos V (Foto daqui) |
Logo ao lado está a estação de Atocha, uma obra prima da arquitetura ferroviária do séc. XIX. Seu interior também é incrível, mas infelizmente só descobri isso depois de pesquisar fotos pra colocar aqui no blog... A estação funciona diariamente das 05h à 01h.
Estação ferroviária de Atocha (http://www.panoramio.com/photo/9014841) |
Interior da Estação de Atocha (http://www.flickr.com/photos/chairego/3450060796/) |
Depois fomos andando até o famoso museu Reina Sofia, que infelizmente fecha às terças feiras, quando passamos por lá. Nos demais dias o horário de funcionamento é das 10h às 21h, fechando mais cedo aos domingos, às 14:30h. O museu fica na calle Santa Isabel no. 52 e a entrada custa 6 euros. Há, no entanto, dias e horários em que a visita é gratuita, confira mais detalhes no site, que informa inclusive como chegar ao local, ok?
Museu de Arte Reina Sofia (http://spain.aricaustermann.com/07/museo-centro-de-arte-reina-sofia/) |
Próxima atração: Real Jardim Botânico de Madrid. Estava suuuper quente e acabamos resolvendo não entrar, apenas curtir a agradável pracinha que fica em frente. O Jardim Botânico fica na Plaza de Murillo no. 2 e a entrada custa somente 2,50 euros. Seu horário de funcionamento varia de acordo com os meses do ano, aconselho então dar uma passadinha no site para conferir essa e outras informações práticas, ok? E por favor conte depois como é visitar seu interior!
Plaza Murillo e o Real Jardim Botânico ao fundo (Foto daqui) |
Continuamos a caminhada até a Fundação Caixa Fórum, um prédio ultra moderno inaugurado em 2008 com exposições super interessantes. Além disso, a cafeteria que fica no 4o. andar é puro design! Queríamos muito ter almoçado lá, mas a cozinha já tinha fechado... De qualquer forma a beleza do lugar valeu a visita! A Fundação fica no Paseo del Prado no. 36 e funciona de segunda a domingo das 10h às 20h com entrada gratuita.
Fundação Caixa Fórum (http://teturaarqui.wordpress.com/page/96/) |
Cafeteria da Fundação Caixa Fórum (http://screamyell.com.br/blog/category/turismo/europa-2009/) |
Como a fome a essa altura já estava enlouquecedora, nos rendemos ao Burger King e "mandamos ver"! Conhecemos um brasileiro que trabalhava na lanchonete como vigia. Mais uma vez fomos advertidas sobre os furtos frequentes e que não podíamos descuidar das bolsas... É, na Europa também tem... quem diria!
Retornando ao ônibus turístico paramos em frente à Puerta de Alcalá, um enorme portal construído em 1778. É todo em granito e um dos cartões postais da cidade, foto obrigatória!
Puerta de Alcalá (http://www.spainexchange.com/photos/photo/es/15/) |
Ali quase em frente fica o Parque del Retiro, o maior de Madri, super bonito e bem cuidado, com palácios, jardins e um lago maravilhoso! Ficamos tão encantadas que passamos a tarde inteira lá. Deitamos na grama, tomamos sol vendo a vida madrilenha passar, ouvindo uma musiquinha, curtindo aquela paisagem deliciosa! Mais um daqueles momentos memoráveis em que nos permitimos simplesmente desfrutar!
Depois desta tarde incrível, pegamos o ônibus Madrid Vision e paramos na Plaza de Colón, com o emblemático monumento a Cristóvão Colombo, todo em mármore branco e com 17 metros de altura. Ali bem pertinho fica a Biblioteca Nacional, no Paseo de Recoletos nos. 20-22. Confira os horários de funcionamento da biblioteca aqui. Depois de algumas fotinhas, uma merecida parada numa loja da Haagen-Dazs, hummm!
Plaza de Colón e o monumento a Cristóvão Colombo (http://www.feelmadrid.com/colon.html) |
Biblioteca Nacional de Madri (A foto peguei emprestada daqui) |
Renovadas, completamos o tour da linha vermelha passando pela Gran Vía, Plaza Cibelles, Plaza de Espana, etc, etc, etc até chegarmos ao ponto central de tudo, a Plaza Mayor.
Estávamos decididas a curtir o que seria a última noite na Espanha (aguarde...), e começamos uma verdadeira saga em busca de alguns lugares que tínhamos pesquisado. No entanto, não fomos bem sucedidas pois era terça feira e os estabelecimentos estavam todos fechados... Resolvemos então simplesmente caminhar pela Gran Vía à noite e apreciar a beleza dos prédios iluminados. Finalmente encontramos um lugar aberto com música. Entramos. Furada total. O local, além de vazio, só tinha música e gente da terceira idade, hehe. Cansadas e com fome, simplesmente quisemos desaparecer! E foi o que fizemos!
A imponente Gran Vía e todas as suas luzes (Fonte: http://www.bne.es/es/Inicio/) |
Cheio como no dia anterior, parecia ser o único lugar aberto àquela hora na cidade. Comemos aqueles sanduichinhos maravilhosos, tiramos fotos, escrevemos nosso nome na parede (é de praxe no local...) e demos por encerrada nossa aventura em Madri (bem, vá até o próximo post...)!
Quer ler mais sobre esta viagem?
Nenhum comentário:
Postar um comentário