LEGENDA

Cancun... maravilhoso!

Madri em 3 dias - Dia 2

Data da viagem: 24 de Agosto de 2010, Terça

Acordamos cedo, tomamos café no hotel e pegamos o metrô para o centro de Madri. Saímos na estação Ópera e caminhamos até a monumental Plaza de Oriente, que abriga diversos jardins e tem como destaque a estátua equestre de Felipe IV e o Palácio Real de Madri ao fundo.

Plaza de Oriente
(http://www.madridinspain.com/2004/10/plaza-de-oriente-madrid/)

Mais uma da bela Plaza de Oriente
(http://designparaserfeliz.blogspot.com/2009/05/plaza-del-oriente-madrid.html)


Seguimos para o luxuoso Palácio Real (ou Palácio Imperial), finalizado em 1755 aos moldes do Palácio de Versailles, na França. O palácio de fato impressiona com seus quase 3 mil aposentos, não deixe de visitá-lo! Uma pena que lá dentro não se pode tirar fotos... O Palácio Real abre diariamente das 10h às 18h de outubro a março e de abril a setembro fecha mais tarde, às 20h. Da última vez que entrei no site o valor da entrada era 10 euros.

Palácio Real de Madri
(http://guiasobremadrid.com/2009/09/13/el-palacio-real-de-madrid/)
 

Logo atrás do palácio está a Catedral de Nuestra Senora de la Almudena, erguida em homenagem à santa padroeira da cidade. A entrada para a igreja é gratuita e ela fica aberta diariamente das 09h às 20:30h (com horários diferenciados nos meses de julho e agosto, confira aqui). Por fora a catedral não impressiona tanto, mas o tour por seu interior é um espetáculo. Muitos mosaicos coloridos e um terraço que rende belas fotos!  A visita guiada até o museu da igreja, a sala capitular e a sacristia, com direito à subida até a cúpula da catedral custa 6 euros (recomendo!). Mas este tour só funciona de segunda à sábado das 10h às 14:30h, ok? Mais informações aqui.


Catedral de la Almudena

Interior da Catedral de la Almudena


Pegamos então a linha vermelha do ônibus Madrid Vision e descemos na Praça del Imperador Carlos V, com sua linda fonte de la Alcachofa.

Praça del Imperador Carlos V
(Foto daqui)


Logo ao lado está a estação de Atocha, uma obra prima da arquitetura ferroviária do séc. XIX. Seu interior também é incrível, mas infelizmente só descobri isso depois de pesquisar fotos pra colocar aqui no blog... A estação funciona diariamente das 05h à 01h.


Estação ferroviária de Atocha
(http://www.panoramio.com/photo/9014841)

Interior da Estação de Atocha
(http://www.flickr.com/photos/chairego/3450060796/)
 
Depois fomos andando até o famoso museu Reina Sofia, que infelizmente fecha às terças feiras, quando passamos por lá. Nos demais dias o horário de funcionamento é das 10h às 21h, fechando mais cedo aos domingos, às 14:30h. O museu fica na calle Santa Isabel no. 52 e a entrada custa 6 euros. Há, no entanto, dias e horários em que a visita é gratuita, confira mais detalhes no site, que informa inclusive como chegar ao local, ok?

 

Próxima atração: Real Jardim Botânico de Madrid. Estava suuuper quente e acabamos resolvendo não entrar, apenas curtir a agradável pracinha que fica em frente. O Jardim Botânico fica na Plaza de Murillo no. 2 e a entrada custa somente 2,50 euros. Seu horário de funcionamento varia de acordo com os meses do ano, aconselho então dar uma passadinha no site para conferir essa e outras informações práticas, ok? E por favor conte depois como é visitar seu interior!

Plaza Murillo e o Real Jardim Botânico ao fundo
(Foto daqui)


Continuamos a caminhada até a Fundação Caixa Fórum, um prédio ultra moderno inaugurado em 2008 com exposições super interessantes. Além disso, a cafeteria que fica no 4o. andar é puro design! Queríamos muito ter almoçado lá, mas a cozinha já tinha fechado... De qualquer forma a beleza do lugar valeu a visita! A Fundação fica no Paseo del Prado no. 36 e funciona de segunda a domingo das 10h às 20h com entrada gratuita.


Fundação Caixa Fórum
(http://teturaarqui.wordpress.com/page/96/)

Cafeteria da Fundação Caixa Fórum
(http://screamyell.com.br/blog/category/turismo/europa-2009/)

Como a fome a essa altura já estava enlouquecedora, nos rendemos ao Burger King e "mandamos ver"! Conhecemos um brasileiro que trabalhava na lanchonete como vigia. Mais uma vez fomos advertidas sobre os furtos frequentes e que não podíamos descuidar das bolsas... É, na Europa também tem... quem diria!

Retornando ao ônibus turístico paramos em frente à Puerta de Alcalá, um enorme portal construído em 1778. É todo em granito e um dos cartões postais da cidade, foto obrigatória!



Ali quase em frente fica o Parque del Retiro, o maior de Madri, super bonito e bem cuidado, com palácios, jardins e um lago maravilhoso! Ficamos tão encantadas que passamos a tarde inteira lá. Deitamos na grama, tomamos sol vendo a vida madrilenha passar, ouvindo uma musiquinha, curtindo aquela paisagem deliciosa! Mais um daqueles momentos memoráveis em que nos permitimos simplesmente desfrutar!

Parque del Retiro
Um dos jardins do Parque del Retiro

Depois desta tarde incrível, pegamos o ônibus Madrid Vision e paramos na Plaza de Colón, com o emblemático monumento a Cristóvão Colombo, todo em mármore branco e com 17 metros de altura. Ali bem pertinho fica a Biblioteca Nacional, no Paseo de Recoletos nos. 20-22. Confira os horários de funcionamento da biblioteca aqui. Depois de algumas fotinhas, uma merecida parada numa loja da Haagen-Dazs, hummm!
Plaza de Colón e o monumento a Cristóvão Colombo
(http://www.feelmadrid.com/colon.html)

Biblioteca Nacional de Madri
(A foto peguei emprestada daqui)


Renovadas, completamos o tour da linha vermelha passando pela Gran Vía, Plaza Cibelles, Plaza de Espana, etc, etc, etc até chegarmos ao ponto central de tudo, a Plaza Mayor.

Estávamos decididas a curtir o que seria a última noite na Espanha (aguarde...), e começamos uma verdadeira saga em busca de alguns lugares que tínhamos pesquisado. No entanto, não fomos bem sucedidas pois era terça feira e os estabelecimentos estavam todos fechados... Resolvemos então simplesmente caminhar pela Gran Vía à noite e apreciar a beleza dos prédios iluminados. Finalmente encontramos um lugar aberto com música. Entramos. Furada total. O local, além de vazio, só tinha música e gente da terceira idade, hehe. Cansadas e com fome, simplesmente quisemos desaparecer! E foi o que fizemos!


A imponente Gran Vía e todas as suas luzes
(Fonte: http://www.bne.es/es/Inicio/)

Decidimos, por fim, voltar para um lugar onde não haveria erro: Os 100 Mondaditos!


Os 100 Montaditos!


Cheio como no dia anterior, parecia ser o único lugar aberto àquela hora na cidade. Comemos aqueles sanduichinhos maravilhosos, tiramos fotos, escrevemos nosso nome na parede (é de praxe no local...) e demos por encerrada nossa aventura em Madri (bem, vá até o próximo post...)!

Quer ler mais sobre esta viagem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário