LEGENDA

Cancun... maravilhoso!

Lisboa em 3 dias - Dia 3 (Caiscais e Sintra)

Data da viagem: 19 de Agosto de 2010, Quinta

Saímos bem cedo pois o dia seria longo. O plano era viajar até Sintra, seguir para Caiscais e ainda curtir a última noite em Lisboa. Foi o que fizemos!

Antes de começar o roteiro, fomos andando até o enorme Parque Eduardo VII, que fica no extremo norte da Avenida Liberdade, perto do hotel no qual estávamos hospedadas. Vale a pena conhecê-lo!

Parque Eduardo VII
(Esta foto é do CManuel)

Dali tomamos o metrô até a estação do Rossio onde há uma interligação para os comboios (trem). A viagem de trem até Sintra dura 45 minutos e custa 1,95 euros. Para maiores detalhes, consulte aqui.

Chegando em Sintra, nossa primeira surpresa foi o clima, pois não havíamos atentado que se tratava de uma região serrana e o frio estava mesmo de incomodar! Chato, né? Principalmente pra quem já estava com o biquine por baixo pra seguir para a praiana Caiscais...  Ficamos irritadas também com o atendimento no local, onde nos deparamos com uns portugueses bem menos simpáticos do que em Lisboa...

Pois bem, a principal atração de Sintra é o Palácio da Pena, e nosso objetivo maior na cidade era conhecê-lo. Logo, assim que chegamos, nos dirigimos ao guichê de informações turísticas dentro da própria estação de trens, onde a "moça" que nos atendeu, aconselhou que esperássemos um pouco mais antes de seguirmos até o palácio, pois não iríamos ver nada lá de cima devido à neblina que cobria toda a cidade.

Então, fica a primeira dica: não vá muito cedo para Sintra, pois a tendência é que a neblina se dissipe ao longo do dia. A segunda dica é: NUNCA chame ninguém de moço ou moça em Portugal! Significa serviçal, escravo, de um modo bem pejorativo mesmo...

Enquanto esperávamos, resolvemos dar uma caminhada pelo centro da cidade, onde logo avistamos a Câmara Municipal de Sintra, uma bela construção de 1908, em estilo neo-manuelino. A propósito, o site da Câmara é rico em informações turísticas, aconselho dar uma olhadinha caso pretenda fazer uma visita mais abrangente à cidade.

Câmara Municipal de Sintra
(Foto: Elisabete Silva)

Depois, pegamos o autocarro (ônibus) no.434,  que leva ao Castelo da Pena. O Castelo situa-se dentro do Parque da Pena, a 4 km do centro histórico (uma bela subida, sugiro pegar o ônibus mesmo!). Infelizmente, ao chegar lá em cima uma fila gigante e um baita nevoeiro nos esperavam, mas seguimos adiante. Já no parque,  pegamos um charmoso bondinho para (finalmente!) adentrar ao palácio. De fato o Castelo da Pena é muito bonito, não é à toa que é uma das sete maravilhas de Portugal. O nevoeiro nem atrapalhou tanto assim, mas um céu azul teria sido muito bem vindo... O horário de funcionamento é das 09:30h às 19h e a visita a todas as áreas do palácio, incluindo o parque, custa 12 euros. Há opções de visita somente ao parque e ainda horários onde a visitação custa um euro menos (das 09:30h às 11h). Mais informações no site cujo link segue acima.

Palácio Nacional da Pena (Infelizmente não contei com esse céu maravilhoso quando estive por lá...)
(http://pixdaus.com/pics/1231008681cMGYF5G.jpg)

Mais uma do Palácio da Pena
(Fonte aqui)

Curtimos o local, descansamos um pouquinho e voltamos para o centro de Sintra. Perto da estação ferroviária há um ponto de ônibus por onde passam os autocarros que vão para Caiscais (o trajeto Sintra-Caiscais dura cerca de 45 minutos).

Felizmente, um sol de rachar nos aguardava em Caiscais. Bela recepção, não? Adoramos! Uma passadinha no centro de informações turísticas, mapa na mão, seguimos à procura de um lugar pra almoçar. Escolhemos o Largo Luis de Camões, ali bem pertinho, repleto de restaurantes, um do lado do outro, nos convidando para comer em suas esplanadas.

Largo Luis de Camões
(Fonte da foto aqui)

Sentamos, comemos (comida!!!) com calma e fomos andar. Ficamos impressionadas com a beleza do local, tipo uma Búzios só que melhor! Ali bem pertinho estava a praia da Ribeira, onde logo nos fixamos. Tá, não era a praia mais linda do mundo, mas tava cheia e o sol nos chamava. O mais legal é que ficamos sabendo que teria show da Daniela Mercury à noite, e assim que chegamos a banda começou a passar o som. Delícia! Praia na Europa ao som de música brasileira! Nos sentimos em casa, minha irmã começou a dançar sozinha na areia, hehe! O povo olhava assustado, mas ela estava feliz demais pra se importar... No final alguns portugueses acabaram arriscando uns passos também, pura diversão! Enquanto isso expus minha figura na areia e matei saudade daquele calorzinho bom do sol! Nossa, há quanto tempo eu não fazia isso! Cantamos, dançamos, demos boas gargalhadas e saímos da praia de alma lavada.

Praia da Ribeira, Caiscais
(Foto daqui)

Depois continuamos o passeio pela graciosa Caiscais, não tínhamos um plano definido do que fazer na cidade, apenas seguimos caminhando admiradas pelos encantos da região, que é repleta de praças, igrejas, fortes... Caso queira montar um roteiro mais detalhado indico este site, com dicas e fotos bem interessantes.

Foz da Ribeira do Mocho - amei esse cantinho de Caiscais!
(Foto: Marcia Parassol)

Farol de Santa Marta
(Foto de MikyNapoli)

Demos uma passada rápida no Parque Marechal Carmona, onde conhecemos o mineiro Wesley, o guarda do parque que logo ficou nosso amigo e nos contou várias histórias sobre como é sair do Brasil pra viver e trabalhar em Portugal, como a qualidade de vida é superior por lá, e como são lindas a França e a Espanha! Infelizmente o parque já estava quase fechando, de modo que não pudemos explorá-lo, mas vi umas fotos do local na internet e fiquei encantada! Não deixe de visitá-lo e depois conte o que achou, viu? Maiores informações sobre o Parque Marechal Carmona podem ser encontradas neste site, inclusive com o horário de funcionamento, pra você não chegar lá tarde demais, como aconteceu conosco, rs.

Parque Marechal Carmona
(Foto deste site)

Seguimos flanando pela cidade até o anoitecer, quando nos rendemos a uma enorme barraca de churros! Foi amor à primeira vista, hehe! Depois de três churros gigantes, voltamos rolando pra estação de comboios rumo à Lisboa, rsrs. Assim terminou nossa agradável passagem por Caiscais, mas não necessariamente nosso dia. Como era a última noite em Portugal, resolvemos superar a exaustão habitual e curtir a balada lisboeta! Nos arrumamos e pegamos um taxi para as docas, local indicado por nossa amiga brasileira Kelly na noite anterior.

Nas docas há diversos restaurantes e boates, todos à beira do rio, bem bonitinho. Detalhe: Não se deve falar boate em Portugal, significa casa de prostituição... O nome lá é discoteca, ok? Uma curiosidade é que mulher não paga pra entrar nas discotecas, e como os estabelecimentos são uns do lado dos outros, dá pra entrar e sair várias vezes, de acordo com a música e o ambiente que mais agradar. Era uma quinta feira, mas os lugares não estavam muito cheios, não... Elegemos uns dois, onde em um deles tocava funk brasileiro, com direito à apresentação de dançarinas e tudo mais, rs.

Docas, Lisboa
(Foto linda do Leandro Pires)

Como estávamos com muita fome, acabamos fechando a noite no único restaurante aberto no local, já por volta de umas 3 da manhã... Comemos um belo sanduíche com batata frita e voltamos pro hotel, onde ainda tínhamos que arrumar tudo pra viajar no dia seguinte... Ufa!

Quer ler mais sobre esta viagem?